Inovação em Ação – Entrevistas

Inovação em Ação – Entrevistas

A equipe do projeto Inovação em Ação estará realizando entrevistas com profissionais de todas as áreas para entender o que os mesmos pensam sobre Inovação e seu impacto na sociedade atual.

A primeira entrevista será com a Professora Ester Carolina – Coordenadora Pedagógica e do Curso Segurança do Trabalho da Etec Pe. Carlos Leôncio da Silva que nos fala sobre os desafios e a importância de se trabalhar com Projetos, que nasce como proposta de Ensino Baseado em Problemas e Protagonismo Estudantil.

Inovação em Ação: Professora, o que se entende por Aprendizagem por Projeto?

DSC02026

Profa. Ester: Não adianta eu ensinar a receita. Eu imagino o projeto como se a gente tivesse uma linda receita de bolo, onde eu conheço todos os ingredientes, todas as medidas, a temperatura do forno, o ponto de retirar esse bolo do forno. Mas eu preciso fazer esse bolo para sentir prazer.
Então eu vejo assim.
Nós somos muito teóricos e muitas vezes pouco práticos no contexto educacional. Acredito que uma das ferramentas que podemos utilizar para motivar o aluno, reduzir as taxas de evasão, e até de certa forma fazer com que o aluno se identifique com o curso é a Aprendizagem baseada em Projetos. É comum nos depararmos com alunos trabalhadores que não dispõem de tempo para a realização de estágios, sendo a Metodologia baseada em Projetos um instrumento que permite ao discente exercitar seu aprendizado durante o desenvolver do curso no período letivo.
Estamos vivenciando na prática essa metodologia através de Projetos como: SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho, DDS – Diálogo Direto com a Segurança, CIPA Didática – Comissão Interna de Acidentes do Trabalho (dos Alunos da Etec), Escola Parceira da Saúde com a Secretaria Municipal de Saúde de Lorena, além de Inova Paula Sousa com parceria da Empresa Prolife Reciclagem, Programa de Iniciação Científica com Fatea, dentre outros.

Inovação em Ação: Como a Senhora define Inovação, e como trabalhá-la pedagogicamente?

Profa. Ester: Inovação é uma ferramenta, de motivação, nem sempre representa somente o “novo”, ou seja, um produto que ainda não existe, sua amplitude se configura por exemplo, um novo processo ou uma visão diferenciada daqueles já existentes. Eu vejo a inovação como estratégia de se tornar o óbvio diferente.
Posso compartilhar uma experiência? Vi no olhar dos alunos um brilho diferente ao receberem um convite para participarem do Projeto Inovação em Ação trabalhando em parceria com a Prolife Reciclagem. Isto se deu a partir do momento que eles se sentiram úteis, produtivos e principalmente pelo fato de estarem colocando a teoria na prática diante de um Projeto social e humanitário.
Novamente comparando o Projeto com uma Receita Culinária, vejo agora o nosso bolo saindo do caderno de receita e podendo ser preparado e compartilhado com nossos parceiros.

DSC02027

Inovação em Ação: Como coordenadora pedagógica e coordenadora de Segurança do Trabalho, qual é o papel da escola nesse processo?
Profa. Ester: Motivar para que esses Projetos aconteçam, eu acredito que aqui na Etec Pe. Carlos Leôncio podemos falar com muita propriedade em Metodologias baseada em Projetos porque acreditamos que ela é uma excelente ferramenta motivacional capaz de despertar o aluno pesquisador e protagonista de sua formação técnica. Temos o privilégio de contarmos com uma Direção comprometida, um grupo de Coordenadores e Docentes envolvidos plenamente com a educação.
Portanto percebo, que é possível sim, trabalhar com Projetos, desde quando bem elaborados. Seguindo sua lógica começo, meio e fim.
Devemos trabalhar bem sua elaboração, estrutura, cronograma, viabilidade, objetivos, em toda formatação metodológica, pois, o aluno tem que entender que Projeto não é cumprir carga horária, o projeto tem que mudar posturas, criar expectativa de futuro, de modo que o aluno perceba. Valeu a pena! Eu fiz parte dessa história!
Enfim, o papel da escola é ser um agente de inovação e cabe a cada um de nós ter um comprometimento nesse processo de Inovação que queremos despertar em nossos alunos.

Inovação em Ação: Muito Obrigado Professora Ester.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: